sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Caminhos

Bom dia a todos e que a paz de Deus inunde os corações de vocês.
Hoje quero que pensem junto comigo sobre um assunto muito relevante para os dias em que estamos vivendo: Caminhos


Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra. - Salmo 119:9

O texto acima começa com uma pergunta que nos leva a reflexões. Na pós-modernidade existem diversos caminhos a serem seguidos e a escolha destes é indiscutivelmente subjetiva. Nossa vida é feita de escolhas pois decidimos qual faculdade iremos cursar, em qual área profissional trabalharemos, enfim somos os resultados das nossas escolhas.
O que verdadeiramente vai influenciar essas escolhas é como iremos decidi-las. Mas esse versículo acima nos levar a pensar e muito sobre os caminhos que iremos trilhar, eis algumas observações: 

Aqui o texto diz a forma como esse caminho deve ser conservado: Puro.
Então isso nos leva a pensar que existe um outro tipo de caminho, ou seja, o que não é puro, com isso posso afirmar que nessa geração muitos são os que escolhem esse caminho impuro. Mas por que essa decisão é tomada? Creio eu que é por conta de ser um caminho mais fácil, menos trabalhoso e que não exige mudança de postura diante da vida e principalmente diante de Deus. A Bíblia é clara quando nos aponta dois tipos de caminhos, e isso encontramos na passagem abaixo:


Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Mateus 7:13,14

Aqui o autor define caminho puro e o caminho impuro. Nossa geração perdeu o discernimento e a reflexão.  Pensar hoje é sinônimo de cansaço. Meu pastor muito sabiamente certa feita citou essa frase:

"Quem para,  pensa e quem pensa, sofre"

Ou seja, pensar hoje é motivo de sofrimento, porque demanda tempo, e tudo que essa geração faz é usar o tempo de qualquer jeito, sem digeri-lo de uma maneira sábia. É triste ver que estamos caminhando assim e que a nossa geração não deixará legado algum para as próximas gerações. Que o Senhor possa conceder Graça a todos e que as nossas orações sejam conforme o pedido de Salomão:

Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.
Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.
Assim Salomão veio a Jerusalém, do alto que estava em Gibeom, de diante da tenda da congregação; e reinou sobre Israel.
E Salomão ajuntou carros e cavaleiros, e teve mil e quatrocentos carros, e doze mil cavaleiros; os quais pôs nas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.
E fez o rei que houvesse ouro e prata em Jerusalém como pedras; e cedros em tanta abundância como figueiras bravas que há pelas campinas.
E os cavalos, que tinha Salomão, eram trazidos do Egito; e os mercadores do rei os recebiam em tropas, cada uma pelo seu preço.
E faziam subir e sair do Egito cada carro por seiscentos siclos de prata, e cada cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por meio deles eram para todos os reis dos heteus, e para os reis da Síria.
2 Crônicas 1:7-17

O jovem Salomão por pedir ao Senhor sabedoria e não riquezas, desde já sabia o caminho que iria trilhar e o mais importante: Deus estava nesse caminho, lado a lado com Salomão. 

Agora que entendemos um pouco sobre o caminho, a segunda parte do texto dá o "caminho das pedras" de como um jovem deve conservar o seu caminho puro:  

Observando-o e/ou vivendo-o segundo a palavra de Deus. A palavra do Senhor deve ser não só a nossa regra de fé e prática, mas também lâmpada para guiar nossos passos.(Salmo 119:105) Quando meditamos na palavra do Senhor e dela fazemos referência maior para as escolhas que tomamos, com certeza Deus estará caminhando ao nosso lado. Quando decidimos qual caminho seguir conforme a palavra de Deus, este torna-se muito abençoado e rico. E não só devemos pedir orientação ao Senhor quais caminhos devemos seguir, também é importante saber quem irá conosco nesse caminho. De nada vale, escolhermos o caminho certo se andarmos com pessoas que lá na frente irão nos desviar desse caminho. A sabedoria aqui deve ser aplicada com um peso maior. Mais uma frase do meu pastor:

"Somos os resultados dos nossos encontros"

Então quem faz o resultado final somos nós, portanto não devemos transferir responsabilidades a outros e nem culpar Deus por nossas escolhas pois o plantio e a colheita serão nossa responsabilidade, única e exclusiva nossa. Que possamos fazer uma alto análise e nos perguntar se nesse caminho que estamos trilhando, Deus tem prazer de estar nele ou Ele reprova esse caminho? 

Que 2018 seja bênção para você e que os caminhos que venha a trilhar sejam caminhos em que o Senhor tenha prazer de estar e te aprove. Que esse ano seja bênção na sua vida em nome de Jesus de Nazaré.


Gus  ~  

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Namoro com propósito

Boa Noite meus caros e especiais amigos, irmãos em Cristo pois foi por Ele que fomos salvos e unidos pelo amor Dele. Aleluia! Em nome de Jesus, quero deixar uma reflexão para vocês sobre relacionamentos, sobre o propósito dos relacionamentos neste século, no nosso país, na nossa cidade. O que tem acontecido são justamente namoros com sexo, ou sexo com namoro infelizmente. Vou dar um exemplo: as pessoas se conhecem em uma noite, já buscam o prazer sexual, se envolvem sexualmente com outro, nem sabem ao menos o seu nome, no dia seguinte, se rolou algo a mais, liga, marca encontro, faz relacionamento "em aberto" ou se forem mais "ousados" namoro sério. Beleza. E qual está sendo o propósito? Os pais provavelmente aprovam o sexo, ok, não estou julgando, estou apenas relatando. Pois bem, o casal está namorando transando, livremente e tranquilamente, nada contra. É o pensamento de pessoas que não possuem meus princípios, os nossos princípios cristãos. Porém.. Quem vai me garantir que eles vão casar? É mais fácil manter o namoro com sexo, não? Pensem comigo...

- Uma menina + um rapaz = namoro com sexo. Vai rolar uma família daí? E o firmamento de compromisso para sempre, para que a família se estabeleça? O chamado "casamento". Eu sendo cristã acredito que o casamento é a confirmação e o firmamento do amor entre o casal e a base da família. Eu penso que a família se constitui no casamento. Claro, todos podem pensar diferente de mim, se você pensa, te respeito. O que entendemos a luz da Palavra de Deus é que Deus constituiu o casamento ou a união matrimonial desde os tempos de Moisés, Abraão, de uma união entre um casal heterossexual para a criação de uma família. A família é a união, com testemunhas, tanto Deus quanto os homens, entre um homem e mulher e depois desta aliança, eu diria entre os três (O casal e Deus), pode-se ter filhos. Pra mim, a família é benção e é projeto de Deus pra que multipliquemos, para que geremos outros indivíduos bem resolvidos e abençoados, firmes na fé. Deus fez homem e mulher para a união, a mulher " auxiliadora" e o homem "cabeça".

O que quero alertar é sobre o real propósito do seu namoro. Já li diversos livros ou parte sobre relacionamentos, "Eu escolhi Esperar", romances cristãos, histórias verídicas e o que venho percebendo é que os jovens não querem namorar, ou querem mas só pra curtir. Curtir a companhia um do outro, "se rolar casamento, rolou."
Não é bem assim que deveria ser.
Nós temos um propósito nesta terra, não nascemos aqui para comer, jogar videogame, fazer coisas terrenas apenas. Deus quer nos usar, de diversas maneiras.
Este ano eu pedi a Deus que, se fosse da Sua vontade, me desse alguém que eu fosse casar ou eu permaneceria solteira servindo-O na Sua casa. Deixo claro que eu, Sarah, busquei ser uma namorada, uma companheira honesta, fiel, amorosa para meus antigos relacionamentos, sempre buscando acertar. Muitas meninas ou meninos querem namorar mas continuam infantis, não agindo com seriedade, maturidade, responsabilidade, e infelizmente ninguém quer namorar alguém assim. Voltando a minha história, Deus me atendeu e me fez conhecer o Gus. Buscando a Deus em primeiro sempre, líamos a Bíblia todos os dias, orando pela nossa amizade, crescendo em pregações e reflexões, eu sempre pensando em crescer espiritualmente e ele também. O real objetivo era e é crescer em Deus, o propósito era esse. Deus foi nos mostrando coisas que.. Me chocaram. Confirmações de que Deus estava nos dirigindo e fomos caminhando. Hoje completamos um mês de relacionamento, de aliança, de compromisso um com o outro e com Deus.

Propósito. O que seria propósito? Objetivo, foco, meta. Qual é a meta do seu namoro? Amenizar sua carência emocional? Ter uma companhia diferente da dos seus amigos para ir ao shopping? Beijar muito? Apenas para receber carinho e atenção?
Um relacionamento cristão sempre tem que ter um propósito fundamental: Demonstrar Deus aos outros, fazer Deus ser conhecido através de vocês, crescer espiritualmente.  É esse o real objetivo, Deus na frente, Deus nos seus olhos, nos seus passos, nas suas atitudes. Um casal cristão se une para levar o amor de Deus a todos, um casal cristão se une para amar o outro como Cristo nos amou. Um casal cristão se une para cuidar do seu companheiro como Cristo cuida de nós. Isso é um namoro cristão.
Deus ama você. Você tem certeza de que você sabe disso? O amor de Deus é tão grande que Ele demonstra através de Sua palavra, Suas misericórdias, fidelidade, através dos seus amigos, familiares e do seu companheiro.
Eu estou com o Gus porque vi Deus nele, vi Deus em cada palavra, cada abraço, cada carinho e ele viu Deus em mim. Se relacionar não é fácil, eu sei, mas quando Deus dirige nossos passos, emoções e planos, sempre dará certo. Saiba, meu querido, que este texto não é para definir nem julgar nenhuma atitude sua ou de outra pessoa mas para te dizer que Deus tem planos lindos, perfeitos para você, seja namorando, noivando e casando com alguém especial ou solteiro levando o Evangelho a toda criatura, você será usado. Você sempre será usado por Deus, se você permitir.

Concluindo, o Namoro com propósitos é aquele que busca fazer o outro feliz, aquele que faz pelo outro o que você gostaria que fizessem com você. O amor de Deus é revelado a você pelas atitudes do seu companheiro, você sente paz, você sente tranquilidade pois seu coração sabe que essa pessoa foi Deus quem te deu. O namoro com propósito busca o compromisso eterno de fazer o outro feliz, de buscar a Deus juntos, constituir uma família debaixo da graça, da benção e da incessante busca por Deus no lar. Um casal de namorados cristãos focam no casamento, no crescimento espiritual e no amadurecimento em sua amizade, companheirismo e amor, ou seja, eles querem crescer na sua amizade, na parceria e no amor. Um lar que começa assim tem tudo para dar certo, porque Deus entrou neste lar desde o início.

E se você ainda está solteiro, Paulo nos aconselha a buscar e servir a Deus nos tempos de nossa solteirice, especificamente em I Coríntios 7:32b
"O solteiro se interessa pelas coisas do Senhor porque quer agradá-lo"
Por isso, fique tranquilo, Deus irá te mostrar Seus planos para você.
Não se desespere para arranjar o "varão(a) perfeito(a) ", Deus sabe o tempo certo. Fiquem na paz!

Deus os abençoe grandemente!

Sah

sábado, 6 de janeiro de 2018

Tempo certo

Esperei confiantemente pelo Senhor ; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Salmos 40:1

O que você entende por esperar em Deus?

A nossa vida é feita de escolhas. É feita de situações em que nós precisamos tomar decisões entre uma alternativa (a) ou (b). Mas o diferencial nesses momentos é saber o tempo de Deus. Quantas vezes já nos pegamos orando e pedindo "Pai, ajude, dê um sinal, mostre o que fazer... " quando na verdade nós temos que descansar em Deus, que no tempo certo Ele nos mostrará qual decisão tomar e com isso, Seu nome será glorificado, pois será uma escolha tomada segundo a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Então, amado, espera no Senhor.

~Doug

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

2018

Começo esta postagem dizendo que TUDO QUE VOCÊ VIVEU EM 2017 INFLUENCIA 2018. TUDO QUE VOCÊ APRENDEU EM 2017 SERVE DE TRAMPOLIM OU DE EMPURRÃO EM 2018. Como assim? Se você usar seus aprendizados para superar, melhorar, crescer, eles serão o trampolim para você mas... Se eles forem usados para jogar no lixo, ou seja, você os jogar fora, eles te empurrarão em um abismo de egoísmo, de medo, de insegurança, comodismo. Os seus aprendizados são para você crescer, para você mudar quem você é e ser uma melhor companhia.

Muita das vezes pensamos em sempre expressar o que passamos, sentimos, ouvimos ou queremos falar mas não acredito que isso seja tão importante do que aquilo que aprendemos e que podemos repassar a outros. Tudo que vivemos sim, é importante, mas tudo que aprendemos é mais.
O viver é aprendizagem. Eu percebi isso há pouco tempo, infelizmente, demorei a entender a grandeza da vida. A vida não é centralizada nas nossas vontades, nas nossas petições ou desejos, a vida é divina. Deus nos deu essa vida terrena, e se Deus nos deu, essa palavrinha "Vida" é muito maior e tem muito mais valor do que nossas tão pequenas vontades e desejos. Em 2017 vivi momentos de choro, de lágrimas, de tristeza, decepção, e não foram fáceis. Minha família foi meu maior apoio, mesmo tendo problemas. Tive dificuldades na faculdade, com matérias difíceis, monografia que me tirou suores e muuuuitas noites sem dormir, mas no final deste ano, Deus me deu um presente que eu não merecia, ou achava que não. No finalzinho, Deus me deu o privilégio de entender toda minha caminhada com Ele, entender tudo que Ele quer e espera de mim. 2017 foi o melhor ano da minha vida, mesmo tendo começado tão mal, o mal me fez bem.

Deus nos dá tanta coisa, tantos presentes em forma de pessoas, de amigos, familiares, faculdades, trabalhos... Deus nos dá livramentos, escapes, Deus nos dá aprendizados, e é esse o foco dessa mensagem. Os aprendizados são essenciais na nossa vida, porque Deus nos ensina a sermos melhores, a sermos como Ele, a amar como Ele ama, cuidar como Ele, falar como Ele. E eu aprendi isso em 2017.
Aprendi a crescer, aprendi a caminhar crescendo, andar em conhecimento, viver em sabedoria e não foi fácil não, tá?
Eu era muito imatura antigamente, tive que levar "cajadadas" profundas de Deus para entender que não era do meu jeito, que não era só sobre mim, mas sobre o Reino de Deus.

2018 começou. E então? Você vai continuar agindo do mesmo jeito que dia 31/12? Vai continuar sendo a mesma pessoa? Ou vai buscar crescer a cada instante, melhorando a cada dia que você viver?
Vou deixar alguns textos sábios do nosso Salomão que falam por si.

"Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados. Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.  Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus , o Senhor . Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender."
Provérbios 1:4‭-‬7 NTLH

Salomão foi muito direto não é, testificando que a sabedoria é algo impagável e indispensável. Quem quer sabedoria, basta pedir a Deus e Ele lhe dará. Eu vejo muitas pessoas que querem ser melhores, querem crescer em todas as áreas mas não querem mudar, querem ficar no comodismo. Como isso? Como pode alguém querer melhorar algo dentro de si, sem mudar algo? Todos nós somos falhos e temos tanto pra consertar dentro de nós.
Eu sempre digo pros meus amigos que quando a gente começa a conversar com Deus, você conhece melhor a Ele e Ele conhece você também, além de Você se conhecer melhor e quando isso acontece, você vê como você é por dentro. Você enxerga o que está errado em você, e Deus vai lá e cuida, arranca aquilo que não serve pra você, coloca novas atitudes, novas posturas, novos pensamentos. Você se torna Filho de Deus por essência.
Que lindo não é?

"Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido."
Provérbios 2:4 NTLH

Essas coisas que Salomão se refere são a sabedoria e o entendimento. Você sabe o que é a prata, um tesouro escondido ou o ouro não é? É algo precioso, é raro de encontrar. Assim, Salomão diz que devemos buscar estes conhecimentos como quando buscamos algo valioso, algo raro, algo precioso porque entendimento e sabedoria são preciosos. Eu reconheço isso e posso afirmar: A sabedoria não tem preço. Não tem valor. É impagável. É indescritível. Eu amo a sabedoria, porque eu amo crescer.
Quando se entende que o aprendizado é vital para a vida, sua vida se torna mais fácil, mais prazerosa, mais leve, pacífica, altruísta.

Quando você acredita que tudo gira em torno de você, o orgulho te cega e você não vê o real valor do conhecimento, dos estudos, da aprendizagem da Palavra de Deus. Deus ama a sabedoria, Deus ama o conhecimento e você como filho Dele, também deveria amar.

Conhecer a Deus é mais do que conhecer o nosso Pai Celestial e seus sonhos pra nós mas é conhecer sua essência, seu coração e se apaixonar por Ele. É saber que Deus é bom, que Deus ama a sabedoria. Como eu amo este Deus! Que tudo vê, que tudo sabe mas mesmo assim deseja ter um relacionamento conosco intimamente.

Em 2017

Tive muitas lutas sim, mas as lutas me fizeram crescer, pude passar por elas e tirar aprendizado e amadurecimento. Depois, fui pro último semestre da faculdade e passei pra honra e glória do Senhor Jesus. Além de receber um presente maravilhoso que foi meu relacionamento amoroso com Gustavo, que me faz amar mais e buscar mais a Deus como jamais pensei!

Em 2018

Quero crescer. Só isso, crescer e passar pros outros o que aprendi e o que Deus me ensinou porque Deus nos ama através de outros e Ele nos ensina para ensinar outros.

Que possamos fazer melhor neste novo ano, sermos crescentes e não paralizados no comodismo, mas que a cada dia venhamos aprender com Deus o verdadeiro amor e ampliar nossa fé em Cristo.

Amo vocês! Feliz 2018!

                          .Sáh

~* Contatos *~

E-mail: sarahlmudesto@live.com



Página Oficial do Facebook (curta você também!!!):