segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Ouvindo Deus no Silêncio

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. - Salmo 46:10

Hoje quero compartilhar com vocês algo que tem sido ministrado ao meu coração de uma maneira muito forte: O Silêncio em Deus.


A Pós Modernidade chegou e trouxe consigo muita informação. Nunca antes tivemos acesso a tanta informação e também nunca compartilhamos tanto saberes como agora. A geração da divulgação, a geração que muito tem conversado (Pelo que tenho observado, somente em redes. O face to face é cada vez mais raso) e pouco tem ouvido. Hoje, todos querem falar mas poucos querem exercer escuta. Ouvir é uma arte, um privilégio, que está quase em extinção nessa geração. Todos querem estar em suas razões e poucos são humildes para reconhecer seus erros.

O silêncio é um dom. Quando ficamos em silêncio, somos "sequestrados" para o nosso "eu" interior aonde somos levados a refletir sobre todas as áreas de nossas vidas. No silêncio, eu me encontro e sou questionado sobre decisões que tomei e que fizeram chegar aonde cheguei hoje, e decisões que me levarão a um futuro que serei o meu próprio construtor. Mas é no silêncio que também ouvimos a voz do nosso Deus, e que maravilhoso é poder ouvir Deus quando nenhuma outra voz está falando com você ou em sua mente. 
Deus fala no silêncio. Quando temos experiências como esta em nossas vidas, somos inundados por um amor, uma paz, uma calmaria que não encontramos em nenhum lugar. Nas crises existenciais precisamos falar menos e aprender a ouvir mais. Um dos 5 sentidos é a audição, mas para que serve a audição? 
audição é um dos cinco sentidos. O ouvido é o responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo. A audição proporciona o equilíbrio. Emocional, Espiritual,Psíquico. Quando ouvimos mais do que falamos, aprendemos mais, alcançamos transcendência. 
Por que perdemos a capacidade de ouvir? Por que não conseguimos mais ficarmos em silêncio? Por que temos a necessidade de falar tudo o que acontecesse em nossas vidas ? Por que compartilhamos mais com o outro o que queremos fazer, ou nossas conquistas  e menos com o nosso Pai, no secreto ? 
Deus, hoje tem sido colocado como segunda opção quando o assunto é ouvir. Ouvimos nossos amigos, parentes, mestres,mentores e menos a Deus. Os conselhos do homem tem sido mais valorizados do que a voz e os conselhos do nosso Deus.  Quando temos muitas vozes falando conosco, precisamos parar e discernir que a voz mais certa,justa,santa,perfeita a se ouvir é a voz do Nosso Deus. No silêncio, sabemos Deus. Deus fala conosco quando:

Ninguém mais está falando conosco;

E Quando Ele sabe que estamos com sede de ouvir a voz Dele;
E Quando desejamos um verdadeiro e intimo relacionamento com Ele sem desejar nada em troca, simplesmente porque o amamos e pulsa gratidão em nossos corações;


Deus não vai falar com quem não quer ouvir sua voz, por isso a importância do relacionamento com Deus. A fé é manutenida através do nosso relacionamento com Deus, porque quanto mais nos encontramos com Ele no relacionamento, mais ouvimos sua voz. Há uma frase que não sei se é de autoria do meu pastor, ou se ele a retirou de algum livro que diz assim: "Só se sabe Deus na quietude". Essa frase não sai da minha mente e eu percebo que ela se torna verdade a cada dia.
O profeta Elias teve essa experiência da quietude de Deus. Em 1 Reis 19, Elias após humilhar os profetas de Baal, com medo das ameaças de Jezabel, foge e chega a desejar a própria morte, após isso, Elias se esconde em uma caverna e começa a praticar o silêncio, só que ele não tinha a aprovação da parte de Deus, e diz assim o versículo:

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
(versículo 9) 
Aprendemos que Deus precisa fazer parte de tudo o que fazemos em nossas vidas.
Mas a experiência que marcou Elias encontra-se nos versículos a seguir:

E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
(1 Reis 19:11,12,
13)
Deus fala com Elias através de uma voz mansa e delicada. Um sussurro, uma calmaria. 
Precisamos estar atentos a que vozes estamos ouvindo em nossa caminhada Cristã e em nosso dia a dia. Ouvir a voz de Deus no silêncio, praticar quietude faz bem para todos nós.
Aprenda a ouvir Deus no silêncio, no altar do seu quarto, aonde nenhuma outra voz esta com você, aonde você tem a experiência da comunhão do Cristo ressurreto. Ouça-o dentro de você, no pulsar das batidas do seu coração e você perceberá o quanto Ele tem para falar com você. Ele é seu amigo. Há um trecho da musica "Ninguém explica Deus" do Preto no Branco que diz assim:

"No silêncio encontro resposta certa então.." 

"O silêncio é um amigo que nunca trai."
Que neste dia vocês possam refletir sobre o silêncio e saber que Deus tem grandes coisas para falar com vocês através dessa benção. Que Deus os abençoe grandemente. 



Gus

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

"Estabeleça a intimidade, entenda o propósito e aumente a renúncia."

Boa tarde. Esse texto pode ser um pouco evasivo para você que se identificar mas a minha intenção é de sempre te fazer refletir e analisar suas ações e nunca julgar e criticar.
Li essa frase em uma rede social de um YouTuber muito especial, Victor Azevedo (links no final) e fiquei com ela na minha mente todos esses dias, não consegui me livrar dela, simplesmente ela aparecia e me fazia entender seu real propósito.
Tudo que falamos, pensamos, fazemos tem um propósito. Quando falamos "Eu te amo" pra alguém o propósito é único: expressar nossa real intenção de ter algo sério com essa pessoa, mostrar nossos sentimentos. Quando pensamos em algum filme, provavelmente o propósito seja porque ele nos marcou, ou porque queremos vê-lo novamente. Quando agimos de forma mais rude com alguém, pode ser porque essa pessoa fez algo ruim para nós.

Tudo tem seu propósito.

Assim é nossa vida com Deus. Deus quer uma caminhada estável conosco, de aprendizados, possíveis caídas, mas nós sempre evoluindo em conhecer a Ele, e não o contrário. Muitos cristãos não possuem intimidade com Deus porque não entendem seu real propósito em relação a Deus e ao mundo. Vamos por partes.

"Estabeleça a intimidade"

É o primeiro passo para uma nova vida em Cristo. Criar um convívio de conversa, de altos papos com Papai Celestial é sempre bom para começar nossa trajetória com Deus. Claro que a Bíblia não fica de fora desse passo, já que ela é a Própria Palavra de Deus, tudo que Deus disse, fez está nela. Vale a pena dizer que Deus fala hoje, Deus fala agora, Ele já falou para Seus servos, os nossos antepassados mas Ele fala hoje com você e da maneira mais sutil e encantadora que você poderia ouvir. Ter intimidade com Deus é viver em crescimento com Ele, conhecendo-O, lendo Dele, falando com Ele, amando-O de verdade. Ele sempre quer caminhar com você, ter intimidade com você, mais intimidade. Mais intimidade.

Por exemplo, quando você tem um novo amigo, você só quer ir na casa dele, para bater altos papos, conhecer sua intimidade, seus gostos (isso se você for curioso como eu rs). Com Deus é a mesma coisa. Você pode ir a casa Dele, conhecê-Lo mais, falar com Ele, se abrir pra Ele e Ele te tratar. Isso é intimidade. É você tê-lo como seu maior amigo, confidente, porto seguro.
Muitos cristãos perdem bênçãos e milagres de Deus por não quererem intimidade com Ele. Tome cuidado, seja mais disponível pra Deus, conheça Ele e Ele te conhecerá.

"Entenda o propósito"

O segundo passo é entender o porquê você está aqui. Por que você nasceu? Por que você se tornou filho de Deus? Por amor.
Amor.
Simples amor.
Deus tem propósitos importantes para sua vida e você agora pode não saber de nenhum e até duvida do que estou falando mas eu passei por isso e posso te garantir: Deus te conhece muito bem e Ele tem propósitos lindos para você. Sonhos lindos para você. Não ache que Deus é alguém distante, porque Ele já se mostrou muito íntimo nosso quando veio ao mundo em homem, conheceu nossas dores, se tornou um de nós. Intimidade Ele já tem conosco, por conhecer todos os nossos temores, anseios, angústias, agora falta você aceitar isso e receber estes projetos para você.
A Palavra de Deus diz que a vontade Dele é boa, perfeita e agradável, ou seja, ela não te fará mal, não será ruim, não terá defeitos. Tudo a seu tempo. Por isso, meu amigo, cuide para que você não tropece, para que você aceite os planos e sonhos de Deus para você. Porque, eu te garanto: Eles são perfeitos.

"Ah, Sarah... E o meu propósito? Você não falou isso." Deus irá te mostrar de diversas formas. Deus pode te falar em sonhos, em visões, cultos especiais, revelações... Mas uma coisa eu te digo, Deus sempre vai te dar aquilo mais precioso no momento seu e dele, ou seja, em seu quarto fechado, no secreto. Ele sempre irá te presentear com experiências vivas de aprendizado, amor, carinho, cura, paz, nesse seu quartinho de oração. O seu propósito você descobrirá nesses momentos de intimidade com Deus.

"Aumente a renúncia"

Uns dos maiores desafios da igreja cristã hoje é manter as pessoas na igreja, em comunhão, em união. Infelizmente, um movimento chamado "desigrejados" apareceu e a desunião vem aumentando na igreja, e é o que Satanás mais quer. A renúncia é algo muito importante na vida cristã, uma vez que ela te faz se humilhar diante de Deus. A atualidade prega que o cristão precisa ser "líder", "pastor", "apóstolo", e não é levada em consideração a renúncia que todos eles precisam fazer para serem sacerdotes, pastores de um rebanho. Não é nada fácil. Não é brincadeira. É um ministério, um estilo de vida. A renúncia diária de um cristão é se afastar do pecado, das tentações e buscar a presença de Deus e assim se parecer com Deus, com Seu amado. Ah, como eu queria que isso acontecesse sempre! Como eu queria que essas igrejas novas entendessem isso!
A renúncia não é sacrifício, pelo menos não para mim, ela é uma honra, um privilégio de poder abrir mão de coisas que não me preenchem para buscar a Deus e reafirmar que Ele é meu foco, Ele é meu exemplo. Aumentar a renúncia é justamente a maior dificuldade do cristão de hoje, a minha também, devo dizer, mas não é impossível. Nós jovens podemos sim ter um caminho santo, separado para Deus: obedecendo aos seus mandamentos.

Quero apenas te dar essas dicas para o seu desenvolvimento com Deus, você ter uma amizade firme com Ele e raízes na Rocha Eterna e só se tem isso quando se ora, se lê a Bíblia e quando busca a Ele antes de tudo. Essas três etapas, para mim foram esclarecedoras porque confirmaram o que eu tenho vivido e quero viver todos os dias da minha vida com Deus.

Intimidade.

Propósito

Renúncia

Ter Deus sempre.

Que este texto tenha sido um portal de novos aprendizados para você, mudanças novas na sua vida e sua maneira de viver com Deus. Deus é muito carinhoso com Seus filhos e Ele quer sempre ter intimidade conosco. Um Deus - DE IMENSA GLÓRIA, PODER, MAJESTADE - mas que nos quer juntinho Dele.

Deus te abençoe.

                     .Sah.

Por Amor a Uma Vida (Victor)
Victor Azevedo - Instagram
Facebook

~* Contatos *~

E-mail: sarahlmudesto@live.com



Página Oficial do Facebook (curta você também!!!):