segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Ouvindo Deus no Silêncio

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. - Salmo 46:10

Hoje quero compartilhar com vocês algo que tem sido ministrado ao meu coração de uma maneira muito forte: O Silêncio em Deus.


A Pós Modernidade chegou e trouxe consigo muita informação. Nunca antes tivemos acesso a tanta informação e também nunca compartilhamos tanto saberes como agora. A geração da divulgação, a geração que muito tem conversado (Pelo que tenho observado, somente em redes. O face to face é cada vez mais raso) e pouco tem ouvido. Hoje, todos querem falar mas poucos querem exercer escuta. Ouvir é uma arte, um privilégio, que está quase em extinção nessa geração. Todos querem estar em suas razões e poucos são humildes para reconhecer seus erros.

O silêncio é um dom. Quando ficamos em silêncio, somos "sequestrados" para o nosso "eu" interior aonde somos levados a refletir sobre todas as áreas de nossas vidas. No silêncio, eu me encontro e sou questionado sobre decisões que tomei e que fizeram chegar aonde cheguei hoje, e decisões que me levarão a um futuro que serei o meu próprio construtor. Mas é no silêncio que também ouvimos a voz do nosso Deus, e que maravilhoso é poder ouvir Deus quando nenhuma outra voz está falando com você ou em sua mente. 
Deus fala no silêncio. Quando temos experiências como esta em nossas vidas, somos inundados por um amor, uma paz, uma calmaria que não encontramos em nenhum lugar. Nas crises existenciais precisamos falar menos e aprender a ouvir mais. Um dos 5 sentidos é a audição, mas para que serve a audição? 
audição é um dos cinco sentidos. O ouvido é o responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo. A audição proporciona o equilíbrio. Emocional, Espiritual,Psíquico. Quando ouvimos mais do que falamos, aprendemos mais, alcançamos transcendência. 
Por que perdemos a capacidade de ouvir? Por que não conseguimos mais ficarmos em silêncio? Por que temos a necessidade de falar tudo o que acontecesse em nossas vidas ? Por que compartilhamos mais com o outro o que queremos fazer, ou nossas conquistas  e menos com o nosso Pai, no secreto ? 
Deus, hoje tem sido colocado como segunda opção quando o assunto é ouvir. Ouvimos nossos amigos, parentes, mestres,mentores e menos a Deus. Os conselhos do homem tem sido mais valorizados do que a voz e os conselhos do nosso Deus.  Quando temos muitas vozes falando conosco, precisamos parar e discernir que a voz mais certa,justa,santa,perfeita a se ouvir é a voz do Nosso Deus. No silêncio, sabemos Deus. Deus fala conosco quando:

Ninguém mais está falando conosco;

E Quando Ele sabe que estamos com sede de ouvir a voz Dele;
E Quando desejamos um verdadeiro e intimo relacionamento com Ele sem desejar nada em troca, simplesmente porque o amamos e pulsa gratidão em nossos corações;


Deus não vai falar com quem não quer ouvir sua voz, por isso a importância do relacionamento com Deus. A fé é manutenida através do nosso relacionamento com Deus, porque quanto mais nos encontramos com Ele no relacionamento, mais ouvimos sua voz. Há uma frase que não sei se é de autoria do meu pastor, ou se ele a retirou de algum livro que diz assim: "Só se sabe Deus na quietude". Essa frase não sai da minha mente e eu percebo que ela se torna verdade a cada dia.
O profeta Elias teve essa experiência da quietude de Deus. Em 1 Reis 19, Elias após humilhar os profetas de Baal, com medo das ameaças de Jezabel, foge e chega a desejar a própria morte, após isso, Elias se esconde em uma caverna e começa a praticar o silêncio, só que ele não tinha a aprovação da parte de Deus, e diz assim o versículo:

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
(versículo 9) 
Aprendemos que Deus precisa fazer parte de tudo o que fazemos em nossas vidas.
Mas a experiência que marcou Elias encontra-se nos versículos a seguir:

E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
(1 Reis 19:11,12,
13)
Deus fala com Elias através de uma voz mansa e delicada. Um sussurro, uma calmaria. 
Precisamos estar atentos a que vozes estamos ouvindo em nossa caminhada Cristã e em nosso dia a dia. Ouvir a voz de Deus no silêncio, praticar quietude faz bem para todos nós.
Aprenda a ouvir Deus no silêncio, no altar do seu quarto, aonde nenhuma outra voz esta com você, aonde você tem a experiência da comunhão do Cristo ressurreto. Ouça-o dentro de você, no pulsar das batidas do seu coração e você perceberá o quanto Ele tem para falar com você. Ele é seu amigo. Há um trecho da musica "Ninguém explica Deus" do Preto no Branco que diz assim:

"No silêncio encontro resposta certa então.." 

"O silêncio é um amigo que nunca trai."
Que neste dia vocês possam refletir sobre o silêncio e saber que Deus tem grandes coisas para falar com vocês através dessa benção. Que Deus os abençoe grandemente. 



Gus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

~* Contatos *~

E-mail: sarahlmudesto@live.com



Página Oficial do Facebook (curta você também!!!):