sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Caminhos

Bom dia a todos e que a paz de Deus inunde os corações de vocês.
Hoje quero que pensem junto comigo sobre um assunto muito relevante para os dias em que estamos vivendo: Caminhos


Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra. - Salmo 119:9

O texto acima começa com uma pergunta que nos leva a reflexões. Na pós-modernidade existem diversos caminhos a serem seguidos e a escolha destes é indiscutivelmente subjetiva. Nossa vida é feita de escolhas pois decidimos qual faculdade iremos cursar, em qual área profissional trabalharemos, enfim somos os resultados das nossas escolhas.
O que verdadeiramente vai influenciar essas escolhas é como iremos decidi-las. Mas esse versículo acima nos levar a pensar e muito sobre os caminhos que iremos trilhar, eis algumas observações: 

Aqui o texto diz a forma como esse caminho deve ser conservado: Puro.
Então isso nos leva a pensar que existe um outro tipo de caminho, ou seja, o que não é puro, com isso posso afirmar que nessa geração muitos são os que escolhem esse caminho impuro. Mas por que essa decisão é tomada? Creio eu que é por conta de ser um caminho mais fácil, menos trabalhoso e que não exige mudança de postura diante da vida e principalmente diante de Deus. A Bíblia é clara quando nos aponta dois tipos de caminhos, e isso encontramos na passagem abaixo:


Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Mateus 7:13,14

Aqui o autor define caminho puro e o caminho impuro. Nossa geração perdeu o discernimento e a reflexão.  Pensar hoje é sinônimo de cansaço. Meu pastor muito sabiamente certa feita citou essa frase:

"Quem para,  pensa e quem pensa, sofre"

Ou seja, pensar hoje é motivo de sofrimento, porque demanda tempo, e tudo que essa geração faz é usar o tempo de qualquer jeito, sem digeri-lo de uma maneira sábia. É triste ver que estamos caminhando assim e que a nossa geração não deixará legado algum para as próximas gerações. Que o Senhor possa conceder Graça a todos e que as nossas orações sejam conforme o pedido de Salomão:

Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.
Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.
Assim Salomão veio a Jerusalém, do alto que estava em Gibeom, de diante da tenda da congregação; e reinou sobre Israel.
E Salomão ajuntou carros e cavaleiros, e teve mil e quatrocentos carros, e doze mil cavaleiros; os quais pôs nas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.
E fez o rei que houvesse ouro e prata em Jerusalém como pedras; e cedros em tanta abundância como figueiras bravas que há pelas campinas.
E os cavalos, que tinha Salomão, eram trazidos do Egito; e os mercadores do rei os recebiam em tropas, cada uma pelo seu preço.
E faziam subir e sair do Egito cada carro por seiscentos siclos de prata, e cada cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por meio deles eram para todos os reis dos heteus, e para os reis da Síria.
2 Crônicas 1:7-17

O jovem Salomão por pedir ao Senhor sabedoria e não riquezas, desde já sabia o caminho que iria trilhar e o mais importante: Deus estava nesse caminho, lado a lado com Salomão. 

Agora que entendemos um pouco sobre o caminho, a segunda parte do texto dá o "caminho das pedras" de como um jovem deve conservar o seu caminho puro:  

Observando-o e/ou vivendo-o segundo a palavra de Deus. A palavra do Senhor deve ser não só a nossa regra de fé e prática, mas também lâmpada para guiar nossos passos.(Salmo 119:105) Quando meditamos na palavra do Senhor e dela fazemos referência maior para as escolhas que tomamos, com certeza Deus estará caminhando ao nosso lado. Quando decidimos qual caminho seguir conforme a palavra de Deus, este torna-se muito abençoado e rico. E não só devemos pedir orientação ao Senhor quais caminhos devemos seguir, também é importante saber quem irá conosco nesse caminho. De nada vale, escolhermos o caminho certo se andarmos com pessoas que lá na frente irão nos desviar desse caminho. A sabedoria aqui deve ser aplicada com um peso maior. Mais uma frase do meu pastor:

"Somos os resultados dos nossos encontros"

Então quem faz o resultado final somos nós, portanto não devemos transferir responsabilidades a outros e nem culpar Deus por nossas escolhas pois o plantio e a colheita serão nossa responsabilidade, única e exclusiva nossa. Que possamos fazer uma alto análise e nos perguntar se nesse caminho que estamos trilhando, Deus tem prazer de estar nele ou Ele reprova esse caminho? 

Que 2018 seja bênção para você e que os caminhos que venha a trilhar sejam caminhos em que o Senhor tenha prazer de estar e te aprove. Que esse ano seja bênção na sua vida em nome de Jesus de Nazaré.


Gus  ~  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

~* Contatos *~

E-mail: sarahlmudesto@live.com



Página Oficial do Facebook (curta você também!!!):