quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A pureza de ser vulnerável

Graça e Paz aos irmãos, que Deus venha falar conosco nesta reflexão de hoje. Todos já me conhecem então, para que me apresentar né? Sou a Sáh, a fundadora do blog e agora estou com dois coautores e coescritores, Douglas e Gustavo nessa nova fase do blog MDJESV. Oh Glória!

A reflexão e a porta de conhecimento que abro hoje e que deixo para vocês, se encontra em dois textos:

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." I Timóteo 4:12

"Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro"
2 Coríntios 6:6 NTLH

Pureza é uma palavra bastante subjetiva nesses tempos, principalmente no século 21. Esta palavra tem perdido sua real essência, sua principal propriedade porque o mundo tem ensinado que não precisa você ser puro, você ser diferente, você pensar coisas novas e puras. E pureza que me refiro, não é propriamente a ausência de intimidade sexual, não é isso. Hoje em dia, a pureza não é mais "bem vista", ela é ignorada, quem é puro, quem tem pensamentos "ingênuos" ou sadios é chamado de otário, bobo, ridículo. Eu te pergunto: E daí? E daí se te chamar assim? Só porque te chamam desses nomes, você toma para si e diz que você é?

Vou esclarecer pureza para mim, pureza nada mais é do que " tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama" (Fp 4:8), basicamente, pureza pra mim é o que diz em Filipenses. Pensar em tudo aquilo que me faz chegar mais perto de Deus, pensar em tudo aquilo que Deus quer que eu pense, tornar a minha mente nova e renovada em Cristo todo os dias. Essa é a minha ideia de pureza. A pureza da mente acaba invadindo todo o corpo, todo o sentimento, coração, membros, espírito e enfraquece a carne e seus desejos impuros. Quando você pensa em tudo que é puro, amável, respeitável, verdadeiro e justo, o Espírito de Deus se torna mais forte e vence a carne. Quando você abre mão de pensamentos negativos, sujos, egoístas e injustos, você abre a porta da sua mente para Cristo e deixa Ele conduzir e controlá-la.

Mas o tema central da reflexão de hoje é "a pureza de ser vulnerável" ou a pureza da vulnerabilidade, eu falei da pureza em si mas a pureza da vulnerabilidade é algo mais interessante e profundo. Os dias atuais estão marcados por superficialidade, virtualidade, sentimentos falsos, imagens falsas, etc... A vulnerabilidade nos traz a ideia de autenticidade e também fraqueza, não é? Quem é vulnerável é fraco, é exposto a sentimentos, e os sentimentos são para "gente fraca". É isso que aprendemos neste mundo. Pra que amar, quando você pode ficar com vários sem se envolver profundamente? Pra que namorar um se você pode ficar com inúmeros numa noite? Pensamentos impuros, pensamentos de pessoas que não conhecem o seu real valor.

Vulnerabilidade é o contrário de fraqueza, é ser corajoso para se expor para os outros e não ter medo disso. Ser vulnerável é escolher sentir tudo que você pode sentir naquele momento sem se importar com as afrontas e palavras de acusação. Ser exposto nas suas emoções é ser exatamente como Jesus, quando morreu naquela cruz e foi exposto, tanto nas emoções quanto no corpo, por amor a nós. Ser vulnerável não é "sentir qualquer coisa", ou ser guiado pelas emoções, mas saber o que é para se sentir em cada momento, o que cada momento quer que você sinta, ou, mais profundo ainda, o que Deus quer que você sinta.

Juntando os dois conceitos, a vulnerabilidade é pura porque ela não depende de ninguém, você não depende de ninguém para sentir, para viver. A vulnerabilidade é pura porque ela te faz enxergar melhor você mesmo e os outros. Um exemplo de invulnerabilidade são aquelas pessoas que são racionais ao extremo, "parecem" que não sentem nada, na verdade, elas são inseguras e têm medo de expor o que sentem por medo, incerteza e insegurança. Quem sabe quem é, de onde veio e para onde vai, quer sentir tudo que Deus preparou para ela, não importa o que os outros possam dizer.

Que esta reflexão seja como uma luz, clareando seu entendimento e renove sua mente, espírito e corpo em Cristo, não por mérito meu, mas porque Jesus me fez valiosa em Seu sangue quando me redimiu do pecado e da morte.

Ótimo dia para você!

                              Sáh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

~* Contatos *~

E-mail: sarahlmudesto@live.com



Página Oficial do Facebook (curta você também!!!):