sábado, 2 de dezembro de 2017

Inteireza de Coração


Boa Noite a todos vocês, muito prazer. Meu nome é Gustavo, tenho 25 anos e recebi um convite muito especial para fazer parte desse blog. Muito Obrigado Sarah pelo convite e pela confiança. Sou membro da Igreja Batista Betânia em Sulacap. Eis minha primeira postagem no blog. Que possa falar grandemente ao coração de vocês.   



Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como pois, formastes este desígnio em teu coração? Não mentistes aos homens, mas a Deus.  Atos 5:3,4


Ontem tivemos uma experiência maravilhosa na Faculdade Bennett que além de sentirmos a presença do Espírito Santo e de nosso Pai, fomos levados a momentos únicos de entrega e reflexão. Deus agiu através de nossas vidas de uma maneira muito especial nessa vigília, e um dos momentos que mais falaram ao meu coração foi esse, que remeteu ao versículo acima. Por isso começo esse texto levando vocês a uma reflexão.

O que significa Inteireza de Coração para você?

A Bíblia nos mostra alguns exemplos de como ser, ou melhor, de como temos a certeza de que estamos entregando por inteiro o nosso coração naquilo que fazemos. Penso eu, que entregar o coração está diretamente relacionado a intenção do feito. Em Genesis 4 a partir do verso 3, quando estudamos essa passagem, nos vem à mente logo o primeiro homicídio que acontece na história da humanidade, mas se estudarmos mais a fundo, vamos perceber que o homicídio acontece por causa de sentimentos que surgiram no coração. Caim matou Abel por inveja, mas também o matou porque, ao ofertar ao Senhor ele não o fez com inteireza de coração, ao que Abel assim o fez. Quando ofertamos ao Senhor, devemos ter consciência da importância desse momento. Deus, ao nos criar, pensou em cada detalhe e a despeito deste o pensou com todo amor, porque nosso Pai é amor, sua essência é amor, sua interioridade é amor. Deus usou o amor para criar a mulher a partir do homem. Que Deus maravilhoso que servimos! 
Outro exemplo que podemos mencionar de entrega total a partir do coração, vem de Marcos capítulo 12.41-44 no relato da oferta da viúva pobre onde podemos perceber de uma maneira muito clara que o que foi mais importante para Deus não foi a quantidade especifica depositada no altar, mas sim a intenção do feito porque antes da viúva ir ao altar, ela foi antecedida por ricos que ali depositaram grande quantidade, mas que nenhuma delas foi com o coração sincero e receberam reprovação da parte do Senhor. A oferta não é só sobre valores financeiros mas também está relacionada a tudo o que vamos fazer em nossa vida, principalmente quando falamos de vida espiritual. Quando ofertamos o nosso tempo para ler a palavra, meditar e estudar nela, falar com nosso Deus, precisamos o fazer com total amor e alegria. Não estamos “gastando” tempo quando fazemos isso, mas “investindo” tempo e posso garantir que é o melhor investimento que podemos fazer em nossas vidas, porque estamos passando tempo com nosso Pai, ouvindo Dele e permitindo que Ele ouça nossa voz. Colocamos diante Dele tudo aquilo que tem nos incomodado, entristecido, chateado e também compartilhamos com Ele nossas alegrias, nossas conquistas, nossos planos, sonhos e projetos que desejamos, e que também quando colocamos diante Dele, sabemos que Ele tem o melhor para nós. Uma passagem fala muito ao meu coração em relação a entrega, e ela vem de 1 Crônicas 29:3

‘’Além disso, porque pus o meu afeto na casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho, eu o dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário. ”   

Que passagem linda essa e que fala muito ao meu coração. Aqui, Davi doa o que tem para a construção do templo, e o que mais chama a minha atenção é a intenção de Davi em abençoar a casa de Deus. Ele, ao ter essa atitude, a faz porque ama e ponto. Em momento algum Davi faz com a intenção de receber algo em troca da parte do Senhor. Essa deve ser nossa maior inspiração, dar ao Senhor não como moeda de troca, mas sim dar ao Senhor porque o amamos e somos dependentes Dele.
A igreja primitiva tinha amor no coração, e não fazia nada esperando receber alguma coisa em troca. Atos 4.32-35 nos remete a refletir sobre entrega, doação, simplesmente porque amamos e não porque esperando receber algo da parte de quem estamos abençoando. ...E a igreja crescia e caia na graça de todo o povo... (Atos 2:47). E por não esperarem receber nada em troca, os primeiros Cristãos alvoroçavam o mundo (Atos 17:6)  
O versículo que citei acima é um exemplo de que nem tudo o que fazemos é com a verdadeira intenção de coração. Ananias e sua esposa Safira, por mais que tivessem realizado uma boa ação, seus corações não estavam inteiros naquele feito, posso destacar alguns pontos nesse texto:
1
·         Seu coração já estava corrompido antes mesmo dele vender sua propriedade, pois Satanás já havia enchido o coração dele de amor pelo dinheiro.
·         Ananias não foi obrigado por ninguém a tomar essa atitude e vender sua propriedade, e então por que ele o fez? Qual era a intensão do seu coração?
·         Safira sua esposa, o tempo todo consentiu com esse plano, porque Ananias já estava com a intenção de vender e reter parte do valor. 

Ananias nunca teve o desejo de ajudar o próximo, mas quis faze-lo porque os demais o estavam. Porém a diferença e que os outros fizeram de todo o coração e sem esperar nada em troca. Posso comparar a oferta de Barnabé (Atos 4.36,37), que o fez de todo o coração e sua entrega foi completa.   

Que possamos exercer reflexão sobre o que estamos entregando a Deus e como está sendo essa entrega. Que possamos fazer alto análise sobre as intenções do nosso coração e que acima de tudo possamos sempre trazer a memória que nosso coração pertence a Deus e que Ele sonda e conhece o interior do nosso coração. Deus vai aonde o ser humano não pode ir, Ele conhece o que nem as pessoas mais próximas a nós podem conhecer ou pensar em conhecer. Deus habita dentro do mais profundo do nosso coração. Tenha isso sempre em sua mente
Que Ele nos abençoe grandemente e esteja sempre guardando e protegendo nossos corações. Deus abençoe grandemente sua vida.


Gustavo Correia 

2 comentários:

  1. Amei suas palavras eu aprendi muito! Deus te abençoe ♥️

    ResponderExcluir
  2. Amém glória Deus 🙌🏼🙏🏻👑 Fazei tudo com amor ao pai❤❤

    ResponderExcluir

~* Contatos *~

E-mail: sarahlmudesto@live.com



Página Oficial do Facebook (curta você também!!!):