quinta-feira, 24 de maio de 2012

A História de fé de Noé ~ Gênesis 6-9

Gente, quão bom é escrever neste blog lindo. Sinto, a cada dia, Deus habita neste blog. Deus habita em mim, quando escrevo, sinto que Deus sopra as palavras certas pra escrever com unção pra vcs. Isso é um PRIVILÉGIO!!! Somente DEUS pode nos surpreender!! E quem ainda não acredita que Deus existe, agora é a hora de voltar a crer n'Ele. Ele existe, e está aqui pra te dizer: Filho, volte pra mim! Eu estou de braços abertos pra vc. Volte pros Meus braços!

Que coisa linda e tremenda é o colo do Pai! Colo reparador, colo aconchegador!
Hoje, é um imenso prazer falar sobre esse homem de Deus, homem de fé, homem de esperança, e não apenas isso, homem de obediência a Deus, Noé. Noé é filho de Lameque, que é filho de Metusalém, que é filho de Enoque. A descendência desses homens, você encontra em Gên 5:1-32, começando por Adão, o primeiro homem da Terra.

Olha como a Bíblia fala de Noé.
"Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou. Depois que gerou a Noé, viveu Lameque quinhentos e noventa e cinco anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu. Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé." Gên 5:28-32
Uaau.. é, na Bíblia, e naquele tempo, os homens e mulheres morriam muuito tarde, viviam muito. Glória a Deus, e nestes dias de hoje, ainda há pessoas que vivem 100 anos. E eu quero ser uma delas! Se Deus assim permitir.

Bom, você viu nestes versículos, que a terra estava "amaldiçoada" pelo SENHOR, mas por que mesmo? Aaah, você lembra? O pecado veio. A porta pro pecado foi aberta, pela serpente que enganou Eva. Ai, a terra toda foi amaldiçoada. E assim:

"Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é o carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome; na antiguidade.Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou o coração." Gên 6:1-6
Agora, imagina a dor, o peso no coração de DEUS, em ver seus filhos, seus queridos filhos, sua criação pecando, desobedecendo seu próprio Criador. Que sofrimento pra Deus foi "se arrepender de ter feito o homem na terra". Nossa! A coisa tava séria mesmo, ein?
"Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do SENHOR." Gê 6:7 e 8
Nossa.. Porém Noé achou graça, não é "rir" do SENHOR, é "estava na Presença do SENHOR", Ele era fiel a DEUS. Diferente dos outros homens da terra, Noé, na Palavra do SENHOR NÃO DUVIDOU da Palavra do Senhor. Olha mais sobre esse homem, vamos conferir!
"Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.


Nossa, to só imaginando "Noé andava com Deus." O que é andar com Deus. É viver cada dia com o Senhor no controle do seu dia, das suas tarefas, dos seus objetivos, dos seus sonhos, de tudo. Tudo que tem a ver com vc, tudo a sua volta, Deus está andando contigo? Está tudo bem. Com Deus, tudo ficará bem. Não importa, se outros "amigos" não concordam com vc, ande com DEUS. Caminhe com Ele, não O decepcione, irmão (a). Caminhe, não desista desse Caminho, que é JESUS!
Uma coisa que acho relevante, é saber que Deus está SEMPRE no controle. Às vezes, parece que ta tudo uma confusão, uma "mess", uma bagunça geral.. mas ai, você até pensa: "Deus me esqueceu. Perdi as coisas que mais eu importava." Olha, Deus nunca te esquece, sabe pq? Ele tem seu nome gravado nas mãos, Ele lembra de todos Seus filhos, isso é incrível não é? Todos os bilhões e trilhões de filhos no Planeta Terra, Ele lembra e ama. Então, meu caro leitor, não desiste de andar com Deus, não perca as oportunidades que Deus te dá, porque podem ser únicas, e são únicas. Não saia desse caminho, pois quando vc O abandona, o Espírito Santo também o deixa, e ai... depois não queira voltar atrás. Quando vc se desvia, 7 demônios entram em vc, sabia? É bíblico. Em Mt 12, Jesus encontra um homem possesso, e os fariseus, ou seja, os "top", aqueles "nerd, espertalhões", criticam Jesus mais uma vez. Porém, no finalzinho do capítulo, Jesus, como sempre, os surpreende com Sua graça e amor.
"E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má. 
Mateus 12:43-45" 
Ou seja.. cuidado! Se vc se desviar, poderá acontecer com vc... fique ligado! "São os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má."
Não se turbe o vosso coração, não deixe coisas ruins, mágoas, ressentimentos, ódio, inveja entrarem em seu coração, preserve o seu coração, deixe Deus mudá-lo se for preciso, mas não se iluda por esse mundo, que acha que os jovens PRECISAM beber, ou que os idosos são "só gente velha", ou pior, que os gays podem se casar sim. Olha, isso pra mim é CONTRA A PALAVRA DE DEUS! Quem ama a Palavra, sabe que isso é verdade, Deus fez o homem e a mulher, ponto final. Não existe "gays" e "lésbicas", isso é um ou vários espíritos malignos que atuam sobre a pessoa, e pode ser também a criação dos pais. Mas não quero discutir sobre isso, quero apenas te lembrar:  "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pv 4:23


Vigiaaai!
"Então disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta,a largura; e a altura, de trinta (...)
Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; todo que há na terra perecerá. Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, fará entrar na arca, para os conservareis vivos contigo (...) Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara." Gên 6:13-15;17-19;21 e 22.
*Curiosidade !
Côvado é a medida daquela época, que equivale à:
13km e 320m de comprimento;
2km e 220m de largura e;
1km e 332m de altura.


Cada côvado equivale à 44,4cm.
Uffa! Que sufoco Noé passou, criar uma arca? Como assim? É, eu lembro do filme "A Volta do Todo Poderoso" que retrata exatamente o que Noé viveu. Certamente, seus amigos, seus companheiros zombaram dele, de sua família. "Vocês devem estar loucos! Chuva? Dilúvio?". Quem não passa por isso? Aquele que aceita Jesus em seu coração, e crê em Seu poder, certamente, sofrerá aflições, zombarias, críticas, quantas vezes eu chorei, por ser chamada de "Creuza". Que humilhação. mas pelo Nome de Jesus eu passo por humilhações, Jesus também passou, e passou por muitos perrengues! :S
Noé com certeza, passou muito. No filme Evan Baxter sofreu mt, a família dele o abandonou. Isso pra ele foi demais! Noé mesmo, não sofreu o abandono da sua família, mas Evan sofreu. Mesmo assim continuou seguindo a Palavra de Deus: "Haverá um dilúvio, construa a arca." Ponto final.
Depois, todos sabemos o que aconteceu. Você sabe? Houve a chuva!
Houve dilúvio durante 40 dias e 40 noites (ou seja, 40 dias seguidos chovendo horrores :S) haha'
"Predominaram as águas e cresceram sobremodo na terra; a arca, porém, vogava sobre as águas. Prevaleceram as águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu. Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos." Gên 7:17-20
*Curiosidade !
Neste caso, Quinze côvados equivale à 6m e 66cm acima dos seres humanos, "acima deles prevaleceram as águas.".


* Como Deus havia dito, depois de 7 dias, houve o dilúvio. (cap 7 vs 10)
* As águas prevaleceram sobre a terra durante 150 dias (+ ou - 5 meses). Uaau, quanto tempo! (cap 7 vs 24)
* No 7º dia do 7ª mês, a arca parou nas montanhas de Ararate (cap 8 vs 4)
* No 10º mês (3 meses depois), a água abaixou, até poder ver os cumes dos montes. (vs 5)
"E as águas foram minguando até ao décimo mês, em cujo primeiro dia apareceram os cimos dos montes." Gên 8:5
* No 1º dia do 1º mês do ano 601, as águas secaram, e no dia 27 do 2º mês, a terra era seca. (vs 13 e 14)
* Noé tinha 600 anos quando houve o dilúvio. (cap 7 vs 6)
"Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra. Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra, entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara. E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio. No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites (...)
De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca; eram macho e fêmea os que entraram de toda carne, como Deus lhe havia ordenado; e o SENHOR fechou a porta após ele." Gên 7:6-12; 15 e 16.


É, a fé pode sim mover montanhas, Noé creu, e aconteceu. O que DEUS fala, Ele cumpri! Isso é fato#
Não há como mudar, ou alterar isso. Isso é verdade, e vc pode tomar como verdade hoje pra tua vida, Deus cumpre tudo que Ele prometeu! Ele assim o fez com Noé. Creia nisso, acredite que Deus te ama, e só quer seu melhor. Ele nunca vai querer ver vc sofrer, e se for preciso o sofrimento, Deus está apenas te ensinando, te mostrando que esse caminho não é o certo, Deus apenas quer te moldar, te transformar. ;)

Depois dessa chuvarada toda haha, Deus fez uma aliança com Noé. Olha que lindo! Deus faz uma aliança com vc hoje, e se vc já a tem, Ele renova essa aliança, Ele faz uma nova aliança cm vc, querido leitor, Ele irá te amar mais, se isso é possível, Ele irá te transformar, te tirar no pó, do chão da humilhação, do medo, da incerteza, do pecado, Ele te tirará da culpa, da angústia, e te colocará "em meios aos príncipes".
Deus pode!
"Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a teer e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida. de todo animal o requererei (...) Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem. Mas sede fecundo e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela. (...) Eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência, e com todos os seres viventes que estão convosco (...)
Estabeleço a minha aliança convosco: não será destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra. Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações: porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra (...) então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne." Gên 9:1-5a;6,7,9,10a,11-13;15.


Alguém sabe que arco é esse? Ora, arco-íris. É, Deus criou o arco-íris para que Ele se lembrasse dessa aliança entre Ele e nós, os seres viventes, aqueles que nunca desistiram de Deus, pois Deus nunca desistiu de nós.

No final do capítulo 9, Noé é visto nu pelos seus filhos, é, e olha q naquela época era quase pecado.
Do versículo 20 ao 28, está assim:
20E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
21E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.22E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.23Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.24E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.25E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.26E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.27Engrandeça Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.28E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.29E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu 




Nossa, coitado de Noé. Acredito que vc não sabia dessa história de Noé né? Bom, espero que com essas postagens, você viva a Palavra de Deus, e acima de tudo, tenha vontade, ânimo para lê-la e comer d'Ela, porque é muito bom, é muuuuito bom mesmo, aprender mais de Deus, e ver que Ele é o nosso único Senhor, o único DEUS que nos criou, nos amou primeiro, e por isso, devemos dar nosso culto, nossa adoração, nosso louvor, e nosso viver a Ele, que é digno! Digno, Digno, Adorado és Tu, Senhor JESUS!!!




Apenas para deixar como observação, isso é muito importante, preste atenção. Umas das características de Noé, além de ser fiel, era de ser adorador. Ele adorava a Deus, com suas oferendas, seus sacrifícios a Deus. No cap 8 de Gênesis, vs 20, "Noé levanta um altar" é o título, e Noé fez um altar a Deus, o adorando.


"Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando dos animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar." vs 20
"E o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é meu o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade. nem tornarei a ferir todo vivente como fiz." vs 21
Como Deus é tremendo, e como a oferenda de Noé foi fiel a Deus, Deus apenas cheirou o "suave cheiro" e não mais irá ferir o povo, a terra com dilúvio. Que vitória!


Deus te abençoe irmão! Sê fiel a Deus até o fim!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

~* Contatos *~

E-mail: sarahlmudesto@live.com



Página Oficial do Facebook (curta você também!!!):