quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os mais sábios versículos em Provérbios ~ (O MAIOR POST DE TODOS)

VERSÍCULO CHAVE DA POSTAGEM DE HOJE:
"O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!" Pv 15:22



"Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Pv 1:1
Falar sobre esse livro, pra mim é uma honra, é um privilégio. Desde quando comecei a amar ler a Palavra do Senhor, deixei claro pro Senhor, que queria ser sábia. Isso é um objetivo na minha vida. É um presente de Deus, a sabedoria. Aqui, hoje essa postagem, (acredito), será a maior postagem do blog. E quero muito que vcs leiam tudinho, letra por letra dessa postagem, porque é refrigério, benção pra tua vida, Amém?
Mas porque ler Provérbios? Para quê, eu leria Provérbios?

"Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso." vs 2,3 e 4
Viu? A sabedoria te faz ser inteligente, prudente e ajuizado. Alguém que quer ser sábio, que quer aprender tudo isso,  precisa ler Provérbios. Você irá se apaixonar!
Nessa postagem, (to achando um máximo escrever sobre Provérbios...) quero dizer, em primeiro lugar, estou aqui com meu caderninho de "esboço de postagens" + a Palavra de Deus ao meu lado, e quero q saiba, que tudo que colocarei aqui é a Palavra. Caso vc discorde, vc discorda da Palavra, então, deve pensar mais no que vc acha "certo." Ficaadik ;)

"Ouça o sábio e cresça em prudência e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios." vs 5 e 6


Essa é a base da Sabedoria, a prudência e o Temor a Deus. Sabe o que é temor? Temor não é tremor.
Não pense que é a mesma coisa, porque são coisas totalmente diferentes. Tremor é pavor, medo. Temor é respeito, o saber que Aquele é maior e mais poderoso que você, Considerar Deus o seu Senhor, isso é temor.

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." Pv 1:7
Vamos achar tudo sobre "TEMOR DE DEUS" em Provérbios? Acho que poucos, e posso dizer que são poucos, cristãos que não possuem Temor a Deus. Sem ele, a sabedoria se torna fútil, inútil, uma das coisas que Salomão nos ensina é que a soberba, o orgulho pode nos levar a morte.

"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não estribes no teu próprio entendimento." Pv 3:5
* Estribes - o mesmo que firmar, confiar.
O Temor de DEUS é o ingrediente principal, meus caros leitores e amigos, sem ele, sem temor a DEUS, tudo se perderá, nada valerá a pena.

"O temor do SENHOR é o princípio da Sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Porque por mim (Sabedoria) se multiplicam os teus dias e anos de vida te acrescentarão. Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás." Pv 9:10-12
Estão vendo? Ser sábio é ser feliz! É ter dias e mais dias de vida... é ser abençoado, ser prudente! Sede sábio, pois DEUS é sábio.


Agora, e a soberba, o orgulho? São coisas boas?
"Da soberba só resulta a contenda, mas os que se aconselham se acha a sabedoria." Pv 13:10
Não se ache "o melhor", e diga aquilo que vc acha que deve fazer, confia no SENHOR, e ele te recompensará com a sabedoria, a prudência, a alegria e a virtude. A soberba é quase a mesma coisa que orgulho, isso pode nos cegar, e nos fazer "não confiar em DEUS". Confiamos mais em nós, do que N'Ele. ERRADO# Confie n'Ele.

"Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no meio dos grandes, porque melhor é que te digam: Sobe para aqui!, do que seres humilhado diante do príncipe." Pv 25:6-7.


Ta vendo como ser humilde tem lá suas vantagens! ;)

"Melhor é o que se estima em pouco e faz seu trabalho do que o vanglorioso que tem falta de pão." Pv 12:9
"A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra" Pv 29:23
"O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra." Pv 15:33
"O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida." Pv 22:4


Nem digo mais nada. Os humildes são lindos, maravilhosos! Quero dizer, eu me acho humilde, não me acho melhor que ninguém. As experiências que passamos nos deixam mais fortes, mas não orgulhosos. Cuidado, com o "orgulho gordo" haha. Sentir orgulho é bom, ser orgulhoso é péssimo!

A humildade é realmente um presente de Deus não é? Quantas pessoas por ai, são soberbas? Cheias de si, de orgulho? Várias! Inúmeras! Quantas pessoas POBRES são soberbas, cheias de si? Várias!
E quantas pessoas RICAS são humildes de espírito, humildes de coração? Várias!
Não confunda pobreza com humildade. ficaadik ;)

Em Provérbios, se fala muito dos generosos, dos gentils, aqueles que dão sem receber nada em troca, que dão sem nenhum interesse.

"A quem dá liberalmente, ainda se acrescentará mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.
A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado." Pv 11:24 e 25
*Dessedentado - aquele que perdeu a sede.
Verbo dessedentar - matar a sede de alguém, saciar.


"O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre." Pv 22:9
"O generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes." Pv 19:6


Ser astuto, esperto, prudente são características de um sábio. Ser justo também é importantíssimo! Ser justo é ser separado pelo SENHOR, é ter Cristo em suas ações, em sua vida.

"O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha." Pv 10:5


Agora, a parte boa! Você, pai e mãe, que quer educar, ensinar seus filhos a amar a Deus, temer a Deus, eis aqui diversos conselhos, para os filhos. E pais, se vcs não aprenderem, não poderão educá-los. Aqui, em Provérbios, achei inúmeros versículos, conselhos aos filhos. E nós, também somos filhos do Pai Deus, e Ele quer que nós sejamos sábios.

Pv 8:32,33,34,35,36
Pv 10:1
Pv 4:1-9
Pv 1:8 e 9 (obediência aos pais)
Pv 1:15 e 16
Pv 1:33 (A sabedoria te chama)
Pv 2:1-6
Pv 3:1,2,3,4
Pv 3:12 (Deus como Nosso Pai)
Pv 5:1 e 2
Pv 6:20-23 (Guarde os ensinamentos de teu pai e tua mãe)
Pv 7:1,2,3
Pv 13:1
Pv 22:6 - "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."; 17-19
Pv 23:12,15,16-17,19,25-26
Pv 24:13-14;21
Pv 24:26;28-29
Pv 27:9,10,11
Pv 29:3 "O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai, mas o companheiro das prostitutas desperdiça os bens."
Pv 19:20,21 - "Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir. Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá."
Pv 3:21, 35
Pv 4:20-27 (conselhos do Pai)
* Disciplina é permitido pelo Senhor, aos seus filhos
Pv 19:18 "Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo."
Pv 15:10 "Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá."
Pv 13:24 "O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina."




Nossa! Quantos versículos lindos! Que benção, é poder desfrutar dessa Palavra viva, e saber que Deus sabe de tudo que sofremos, que passamos, e podemos confiar n'Ele, pois Ele só quer nosso melhor! Isso é lindo! Obrigada, Obrigada, Obrigada SENHOR!
Quem acha, ainda (espero que não), que ser sábio é ser "chato", ou "ridículo", veja só esse lindo versículo
"O que confia em seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo." Pv 28:26
Em Provérbios, você descobre a verdadeira alegria, a verdadeira vida. Deus é dono da sabedoria, Ele dá, Ele nos instrui nela, Ele nos repreende, nos alerta sobre o mal e nos coloca no caminho do bem.

"O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho." Pv 3:19 e 20.
Viu? Com sabedoria, Deus nos criou, criou TUDO! Aleluia! Nós podemos obtê-la, é só pedir a Deus. Salomão pediu, e recebeu, nós também podemos!

Em Prov. você acha tudo sobre amor, felicidade, amizade, companheirismo.

"Eu (sabedoria) amo os que me amam; os que me procuram me acham." Pv 8:17
"Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo, para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros." Pv 8:20-21
"Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes são os que guardarem os meus caminhos. Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis." Pv 8:32 e 33.
*Ler também Pv 8:34 e 35; (Importância do Temor ao Senhor) - 15:16 e 17; 19:23; (alegria em seu coração) - Pv 15:13; 17:22; 20:27 e 28 (Deus dirige seus passos; Importância da fidelidade e amor)


Sobre como o falar pouco é melhor do que falar demais. Ler Pv 10:19; Pv 15:4; Pv 16:21; Pv 17:27.
"No muito falar não falta transgressão, mas o que modera nos lábios é prudente." Pv 10:19


Filhos desobedientes, rebeldes, insensatos. Ler Pv 19:26; 16:27-29; 12:12,22,27; 10:23; 11:20-21; 17:21,25; 20:20; Pv 18:6 e 7.

Amizade, parceria, a amizade verdadeira. Ler Pv 27:9-10; 17:17; 18:24; 15:30.
"Amigos" falsos. Mentirosos. Ler Pv 19:4,5,9; 14:5.

É, agora, a sua curiosidade por Provérbios aumentou, não é? Acho que muitos cristãos, espero, queiram ser sábios e prudentes, crendo que isso mudará o mundo.  “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12:2


Sempre que puder, e quiser, leia esse livro maravilhoso!

"A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos; O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos." Sl 19:7-9
*Símplices - aquele(s) que é(são) mais simples (Comparativo; superioridade)
*Límpido - puro, limpo, brilhante.
*Preceitos - mandamento, ensinamento.

Encerrando nossa postagem, deixo aqui uns textos santos da Palavra do Senhor. Quero muito que vc leia, pois serão edificantes, para tua vida. Não pense que DEUS não fala através de mim, pois eu creio que fala. Ele fala através de mim, sou uma mera serva neste blog. Aleluia, por isso!!

Leia hoje: Para as mulheres - Provérbios 31
                Para os homens - Provérbios 21

"De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos Teus mandamentos." Sl 119:10
"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra Ti." Sl 119:11


Para você, hoje, que está sendo humilhado, zombado, criticado, envergonhado, leia hoje Salmos 31 e 32. Creia que DEUS irá te curar neste dia!
"Os soberbos zombam continuamente de mim; todavia, não me afasto da tua lei." Sl 119:51


Em Provérbios, aprendemos muita coisa, muitos conselhos, muitas advertências, adorei escrever, aprender e crer neste Deus, sobre este Deus. Deus é isso, é amor, é sabedoria, é só coisa boa! Deus é fiel, aquilo que vc pediu a Ele, hoje, irá se cumprir. E se vc acha, pensa, Deus me esqueceu. Ele ama a todos, exclusivamente a você. Ele ama e cuida de todos Seus filhos. Não pense que Ele esqueceu do teu pedido, do teu clamor, Ele se lembra de tudo! Sê sábio, e aja da forma correta, fale aquilo que te convém falar, não fale demais, fale sabiamente.
"A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito." Pv 15:4 Cuidado, com o que vc fala, aquilo que sai da tua boca, pode virar maldição pra outra pessoa. Cuidado como vc fala. Sê sábio, e alegre o coração de Teu Pai Celeste.

Que versículo lindo é este!
"Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." Pv 15:3 Ele vê tudo, cuidado! Vigia, irmão! hahaha'

A oração é a súplica dos justos! Deus a ouve! Creia e receba!
"O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento." Pv 15:8
*Ler também Pv 15:29


"Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito."
Provérbios 15:22


"O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades." Pv 15:28 FATO#
"O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento." Pv 15:32


"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR." Pv 16:1 FATO#
Receba, querido! Deus tem a resposta final na tua vida!! Os médicos disseram: Vai morrer.
Mas Deus diz: Vai viver! Deus é mais poderoso, mais TREMENDO! Aleluia! O médico dos médicos é Jesus de Nazaré! Glória a DEEEEEUS!


*Ver também Pv 16:2,3,4; 16:9; 16:33.


O valor da Sabedoria é esse: Pv 16:16,20,21,22a,23,24*
"Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo." 16:24


Rebeldia? Hoje em dia, tem um tal programa ai, acho que é novela, chamada "Rebelde". Não curto, não gosto (opinião minha), a Bíblia é clara quanto a rebeldia.
"O rebelde não busca senão o mal; por isso mensageiro cruel se enviará contra ele." Pv 17:11
"Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa." Pv 17:13


Em Pv 17:19a diz algo verdadeiro, e muito sério.
"O que ama a contenda ama o pecado." CUIDADO!!


Senhor Jesus, a Nossa torre forte ~ Pv 18:10*

Ser sábio é ter: "O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber." 18:15; ler também Pv 19:8; 19:16

IMPORTANTE!!!
Leia, Pv 18:19 : "O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza. suas contendas são ferrolhos de um castelo." Não fala "drama" sem motivo, ore a Deus, libere o perdão, a mágoa só te fará mal. Acredite em mim, mágoa, ressentimentos, dor no coração, isso tudo te afasta de Deus. Como pode vc amar a Deus, que não vê, mas não ama a seu irmão, que você consegue ver? ficaadik ;)

Poder da língua. Poder do falar.
Pv 18:20,21; Pv 19:1 e 2; Pv 20:25
"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado." 19:2
"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." 18:21
"Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! E só refletir depois de fazer o voto." Pv 20:25
Apenas para encerrar, fechar nossa postagem "gigante!" hahaha' Em Provérbios, vc aprende, e entende que a vingança é coisa ruim. Não vale, não serve de nada. Deixa nas mãos do Criador, do Senhor Jesus.
"Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará." Pv 20:22


Encerrando, irmãos (uffa... que postagem!), deixo a vcs dois versículos, que achei lindos, e que resumem quase tudo do livro de Provérbios!

"Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, poderá o homem entender seu caminho?" Pv 20:24
"O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo." Pv 20:27




 Fiquem com este versículo: "Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas." Pv 23:15 e 16.
Deus seja louvado! Nada mais me importa aqui, se não, exaltar Seu coração, Senhor, que és puro, reto, sábio, santo, prudente, repleto de paz e glória. Teu amor excede todo entendimento, mas que nós, a cada dia, sejamos filhos sábios, retos na Presença do Senhor! Amém!

2 comentários:

  1. Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir. Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá."........ nossa que site bom e abençoado, já abriu com musicas lindas e maravilhosas. parabéns ao criador(@) da pagina !!!

    ResponderExcluir
  2. É de DEUS, conseguiu fazer uma coletânea do livro de provérbios, edificante.

    ResponderExcluir

~* Contatos *~

E-mail: sarahlmudesto@live.com



Página Oficial do Facebook (curta você também!!!):